Friday, September 16, 2011

Sobre greves

Não consigo parar de pensar no comentário de Boris Casoy ontem no jornal sobre a greve dos professores em MG. A greve já dura três meses e governo e comando de greve não se entendem. Professores pedem equiparação ao piso (de um pouco mais de mil reais), porque estão ganhando atualmente 700 reais. Boris me solta um maravilhoso "a greve deveria ser regulamentada. Os alunos perdem aulas por causa dos professores." COMÉQUEÉ????? Que tal aumentarem os salários dos professores? Agora somos nós professores os culpados pelas mazelas do mundo também?? Não consigo parar de pensar nesse comentário dele. Logo de quem!! Um jornalista famoso por atacar os problemas políticos do país!
Mas não é só Boris que se mostra contra a greve dos professores. Percebi que o jornalismo brasileiro em geral não apoia a greve de professores. Sempre dão um jeitinho de colocar um aluno na reportagem que diz "vou acabar perdendo o vestibular/enem por causa da greve dos professores." Como se estivéssemos fazendo greve por motivos bobos! Será que a sociedade não consegue enxergar que a condição de trabalho dos professores está cada vez pior? Será que o jornalismo anda tão comprometido assim com o governo para não ter coragem de apoiar os grevistas? Ninguém aqui nesse país faz greve pra ganhar 15 mil por mês. Fazemos greve para chegar à maravilhosa marca de míseros 1000 reais por mês.
Uma amiga minha me disse uma vez que o país deveria parar. Só parando todos os serviços essenciais de uma vez para conseguirmos articular um movimento radical decente e suficiente para entenderem que democracia significa o povo no poder. A maioria somos nós!!! Queria saber porque deputados (saiba mais sobre os deputados acessando aqui) ganham mais de 160 mil por mês enquanto professores são julgados por integrarem um movimento em prol de aumentar o salário para um pouco mais de 1000 reais por mês, além de barganharem a melhoria do ensino público, o que deveria ser a luta da sociedade e do governo, e não só uma nota na pauta da greve.
Acho que a ideia de parar o país está se espalhando pelo inconsciente coletivo. Greve na obra do Maracanã, nos institutos federais de educação, no Pedro II, na educação em MG, bombeiros, nos Correios... Isso que eu saiba, por esse país afora deve haver mais... Sempre me posicionei contra a greve, mas do jeito que as coisas vão no Brasil, parece ser uma saída viável para o diálogo. Pena que o governo não fala a mesma língua (o que é muito estranho, porque quando eles eram candidatos, me lembro de ter ouvido essas pessoas falando português) desse povinho, que estudou demais, e por isso agora precisa se humilhar na TV e mendigar um porcariazinha de aumento. Isso sim, Boris, isso sim é uma vergonha.


6 comments:

Dio Costa said...

Uau! É um belo re(início). E como não falta coisa errada por aí para ser abordada, que venham os próximos textos. Divulgue-os! Estarei sempre por perto para degustá-los. Te amo, "pessoinha"...

Blog da Morgana said...

também te amo, mô!

Teacher Andressa said...

Brasileiro tem vergonha de reivindicar. Acha que é pedir esmola. O mesmo Brasil que elegeu por duas vezes um sindicalista, acha que greve é "coisa de vagabundo". Cheira a ranço de ditadura. O que mancha a causa são alguns sindicatos que agem em causa própria, e não pela classe que representa. A greve dos bombeiros, tão legítima quanto à dos professores, está começando a "ficar chata", foi o que eu ouvi. Parece que o Ricardo Boechat disse que eles estão "atrapalhando o trânsito". Greves de professores nunca foram, digamos, muito eficazes, porquê não causa prejuízo econômico instantâneo. A longo prazo, nós já sabemos o resultado. O governo só vai se preocupar com Educação na hora que perceberem o dano econômico que imputa ao país. Mas, peraí....isso eles já sabem. Então, falta o quê ?

Blog da Morgana said...

Falta vergonha na cara do próprio povo para começar a reclamar os seus direitos, falta ir pras ruas parar de verdade o trânsito, falta ir pra porta do planalto acampar, falta as pessoas pararem de ligar pro Big Brother em dia de eliminação e começar a ligar pra governantes de seus municípios, estados e país para reclamar do estado da saúde, da educação, do saneamento básico. Falta acessar mais sites como o portal da transparência. Falta votar melhor. Ah, falta tanto!

Teacher Andressa said...

claro, claro, claro. Foi quase um pergunta retórica...rssr. Eu queria saber o que falta aos políticos pra mudar a situação. Porqûe eu já pago o salário dessa corja toda.

Teacher Andressa said...

No dia que o bonde tombou, por exemplo, eu fiquei me perguntando o que faltou pra associação de moradores de Santa Teresa ir pra frente do Palácio da Guanabara e jogar um coquetel Molotov lá dentro.